A finalidade da autorização de acesso é permitir o ingresso a áreas específicas do terminal. Com este guia, os usuários podem criar facilmente autorizações de acesso e gerenciar o acesso às áreas internas do porto. Para compreender a funcionalidade, veja as descrições abaixo:
Para iniciar, vá ao menu principal e localize a aba “Autorização de Acesso”, como exemplificado na imagem abaixo:
Na tela inicial o usuário tem a possibilidade de consultar Autorizações já criadas anteriormente, ou inserir novas. Para consultar Autorizações existentes basta clicar em “Pesquisar”.
Para criar uma nova Autorização de Acesso basta clicar em “Novo” e preencher a tela que é aberta em seguida.
Cada autorização pode pertencer a um grupo específico, como “Colaboradores”, “Terceiros” e do “Agendamento de Acesso”. As autorizações de colaboradores têm validade indeterminada e podem incluir o número da matrícula, enquanto as autorizações de terceiros (como por exemplo: prestadores de serviço) possuem prazo de validade e podem estar associadas a um contrato.
Para realizar a autorização é necessário informar o período em que o visitante irá ter acesso ao local, a inserção da data de inicio é obrigatória para todos os casos, já a data final pode ou não ser obrigatória de acordo com a categoria da autorização (colaboradores da empresa não possuem data de fim para o acesso, mas prestadores de serviços externos ou visitantes sim).
Para inserir as datas (de início e de fim) basta clicar nos dois campos referentes ao Período de Validade, onde surgirão dois calendários para seleção das datas. No primeiro, deve-se inserir a data de início, no segundo, é possível inserir a data final.
Logo após, é necessário informar qual será a Categoria da Autorização em questão, como mostra o exemplo abaixo:
Entre as categorias disponíveis, existem categorias que permitem somente uma autorização válida por pessoa. Neste caso, o usuário não é permitido a criar mais de uma autorização válida (situação válida e dentro da validade) para uma mesma pessoa com essa categoria de autorização.
O próximo passo é informar qual a Situação atual, conforme ilustrado no exemplo abaixo. Uma autorização é considerada válida somente se estiver dentro do período de validade e tiver a situação “Válida”.
É necessário informar o nome da pessoa que irá realizar o Acesso, existem opções preestabelecidas e também é possível inserir novas pessoas ao campo.
É necessário informar em quais Áreas o acesso será permitido com a autorização em questão.
Os campos abaixo aparecem em casos de Categorias de Autorizações externas, como a de Visitantes ou Prestadores Terceiros, nas quais deve-se informar no campo “Função na Empresa” qual atividade o funcionário desempenha e no campo “Empresa” deve-se informar a qual empresa o visitante presta serviços.
Uma autorização é composta por um QR-Code e um cartão de acesso opcional, e é usada para registrar o acesso ao porto e às áreas internas. As informações da autorização são compartilhadas com os equipamentos de acesso, como cancelas e catracas.
No campo abaixo é necessário informar o motivo pelo qual a pessoa irá ingressar ao local, veja:
Caso o visitante possua veículo específico, basta inserir a placa do mesmo no campo “Placa”. Contudo, caso o visitante não possua veículo específico para adentrar ao local, basta ativar o botão “Permitir veículo não cadastrado”.
É importante ressaltar que de acordo com a Categoria de Autorização que está sendo criada aparecerão diferentes tópicos a serem preenchidos conforme a necessidade e particularidade da Autorização.
Os usuários só podem gerenciar as autorizações de acesso para as áreas em que são autorizadores. A plataforma também oferece a funcionalidade “Autorização de Visitante” para usuários com perfil de Aprovadores de Agendamento.